Nova versao do DA

5 min read

Deviation Actions

rgquarkup's avatar
By
Published:
1.6K Views
UI que bom, podia eu dizer se fosse mentiroso. Não estou bêbado nem pedrado. Por isso vou dizer que está qualquer coisa de :.

Antes de tudo o DA é algo que perdeu o rumo à um tempo atrás, talvez de dois anos para cá tem se vindo a agravar. A meu ver já não se sabe bem o que é que o DA pretende. Já não é um site de arte mas para um híbrido entre uma rede criativa com uma rede social, tentando roubar coisas de um lado e de outro, mas a meu ver n satisfaz razoavelmente qualquer uma das categorias. E as duas nem coexistem muito bem. Ou se quer brincadeira ou algo mais sério, as duas coisas dificilmente podem coexistir.  Eu percebo ( ou intuo ) que o propósito de DA é algo monetário, e com o boom do Facebook quer tornar-se algo social, mas com isso está a perder o que realmente interessa arte, debatê-la, critica-la, etc. O DA nunca será um facebook, por duas razões: primeiro o DA tem um público algo peculiar, a harmonia está sempre segura por arames, e segundo o DA é muito menos user- friendly que o facebook. Já repararam no monstro que o DA se tornou, tanta coisa, tanta dela desnecessário, tanta coisa que parece que ficou por acabar, outras que parecem abandonadas, outras features que aparecem em duplicado  só que têm nomes diferentes. É curioso o core do DA não se debruçar porque é que as features n resultam, e no entanto preferem lançar algo com nome diferente como o mesmo propósito... Funciona nos primeiros tempos, porque para a grande maioria qualquer novidade é uma coisa boa, mas ao fim de algum tempo a verdade da utilidade da ferramenta vem ao de cima e percebesse que na realidade é totalmente inútil.
Façam este exercício mental, se n conhecem o DA,  e pensassem em registar uma conta neste momento, como se sentiram, dificildades, para perceber como tudo funciona, etc. Comparando com serviços similares a diferença é bastante grande, a maioria dos serviços no primeiro dia de utilização fica-se à vontade com o serviço e o DA quanto leva neste momento ?
A confusão das categorias ?  Mas num supermercado existe só um fila para as maças ? Outra para as bananas ? outra para as pêras ? Ou n estão agrupadas numa zona que se chama frutos ?  Atingiu um nível de complexidade nas categoria e mil e uma sub-categorias, que eu receio que exista uma percentagem mínima de pessoa que conheça todas as categorias em detalhe, e o que tipo de coisas ela pode ter. Foi-se criando ruído desnecessário...
O DA está claramente em recessão isso vê-se em diversos números.  Um exemplo à cerca de um ano uma DD correspondia em média a um determinado número de favs comentários, pageviews, e este número desceu abruptamente. Em alguns destes parâmetros a descida é atroz, como número de pageviews que se tem num dia em que se recebe uma DD, à um ano e tal atrás era fácil ter mais 5 mil views numa DD. Hoje a maioria nem recebe mil.  A actividade em geral baixou em imenso, só não vê quem não quer. Se víssemos o DA como classes sociais diria que a classe pobre, os recém-chegados participam até se aperceberem que o site n é bem o que pensaram que era. A classe- média muitos deixaram o DA, ou passam muito menos tempo no DA porque existem sites do género que oferecem outra qualidade de serviços, e a classe rica que os que estão no topo da cadeia alimentar mantêm-se porque aqui são idolatrados.
Outra coisa que eu tenho reparado, é perca de rumo do DA, é o tentar copiar ideias de outros sites, contudo sem nunca ter pensando muito sobre o assunto, sobre os prós e os contras. Um caso peculiar é os novos grupos, foi um dos maiores fails do DA. ( PODEM_ME mandar pedras, mas passo a explicar )
Viu-se a ânsia de todos quererem ter mais pgeviews que os outros, e isto trouxe a nu uma coisa, DA é uma comunidade egoísta. Criou uma pescadinha de rabo na boca que funcionou precisamente de maneira contrária. Como toda a gente tem mais deviations para ver, n as consegue ver o número astronómico de deviations, logo deixa de ver as deviations de users que realmente via e n consegue ver ( nem quer) as deviations de quem está no grupo. Foi um tiro no pé.

Devia ter começado pelo princípio, porque foi a coisa que me saltou logo à vista, a pub, a espectacular pub para uns e a malvada pub para outros. Acho que está mal colocada, estraga-nos a experiência que o site nos podia oferecer. Existe sites "estranhos" com menos pub que este sítio. Só falva é pop-ups a dar com um pau, para ficar perfeito.

Mas atenção o DA tem coisa boas, recursos, inspiração..., nem tudo é mau. Só acho que tem vindo a perder muito nas apostas que faz. Antes n havia muita escolha de sites do género. Agora existe centenas. Uns mais gerais outros mais específicos, uns bons, maus, uns excepcionais. Tudo isto muda um pouco as regras do jogo. O DA n está a conseguir acompanhar este é a minha visão.
© 2010 - 2024 rgquarkup
Comments5
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
NunoDias's avatar
Sinceramente, concordo parcialmente com o que disseste. Mas... também não vou argumentar porque cada um tem a sua opinião. :D